A importação envolve uma série de procedimentos que devem ser executados com o máximo cuidado para evitar problemas. Para iniciar uma importação, seja para uma indústria ou varejo, é preciso ter os registros na Receita Federal (Radar e Siscomex). Para realizar toda a operação que virá a seguir é necessário ter um conhecimento amplo sobre o mercado internacional, as regras do comércio, fazer parcerias com fornecedores confiáveis, escolher o modal (frete) mais vantajoso. Enfim, são muitas as decisões que fazem parte de um processo de importação e, para isso, é fundamental estar preparado.
Terceirizar todas estas tarefas deixando-as a cargo de uma trading pode ser uma opção vantajosa. Para os marinheiros de primeira viagem, que nunca atuaram no comércio exterior, uma trading pode ser uma facilitadora para tratar tanto da parte de emissão de documentos, quanto da busca por fornecedores que melhor atendam às necessidades dos clientes. Para gestores que não estão familiarizados com a legislação, as normas e com a própria linguagem do comércio internacional, contar com uma trading pode ser decisivo para a viabilização do novo negócio e ainda pode evitar uma série de problemas.
Para as empresas que possuem experiência com importações e exportações, utilizar os serviços de uma trading também pode ser uma alternativa para reduzir custos. Em vez de implantar uma estrutura de comércio exterior na empresa, o que significa arcar com custos trabalhistas e operacionais. Outro fator que pode ser interessante e vale tanto para novatas no ramo quanto para empresas já inseridas em transações com importação é o foco na atividade principal. Terceirizando este trabalho para uma trading os gestores têm dedicação integral aos objetivos do negócio, concentrando o investimento em tempo e em recursos humanos em sua atividade fim.
Para as novatas essa terceirização pode ter um papel ainda mais importante, já que a aquisição de uma curva de aprendizado requer tempo e comprometimento da equipe, principalmente em uma área que envolve diversos procedimentos burocráticos, que poderiam ser melhor direcionados nos esforços da atividade principal seja na indústria ou no varejo.
Portanto, antes de iniciar a implantação de um departamento de comércio exterior ou buscar um profissional da área, o gestor pode analisar a proposta de uma trading, avaliar os custos e levar em conta como este tipo de assessoria pode agregar valor ao seu negócio, tanto do ponto de vista de networking com parceiros internacionais, quanto no suprimento das necessidades da empresa. Terceirizar pode valer a pena.