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Redução de custos: como a importação pode ajudar a sua empresa?

CategoriaImportação

AutorAna Cavadas Comex

Redução de custos: como a importação pode ajudar a sua empresa?

Reduzir os custos de uma empresa vai muito além da ideia de economizar em algo, como água, energia elétrica ou matéria prima. Não que isso não seja importante: pelo contrário, a economia em alguns setores deixa espaço para o investimento em outros.

O grande segredo hoje em dia é conseguir compreender como os diferentes segmentos e pessoas de uma empresa estão relacionados e como prestar atenção em cada um deles pode ajudar tanto na redução dos custos como na conquista de novos mercados.

Neste artigo, vamos explorar algumas soluções que vão te ajudar a mapear os processos da sua empresa e identificar os problemas que podem ser trabalhados e oportunidades que devem ser estudadas para a evolução do seu negócio.

 

Mudando a filosofia da sua empresa

Fazer qualquer tipo de alteração dentro de uma empresa pode ser extremamente complicado. É preciso caminhar lentamente e estudar estratégias que possam ser aplicadas e beneficiar o negócio como um todo.

A filosofia do lean manufacturing (que pode ser traduzido como “manufatura enxuta” ou “empresa enxuta”) identificou no final da década de 1940 os desperdícios no sistema de produção nas fábricas japonesas da Toyota.

Na época, foram identificados sete itens que, embora estivessem dentro de um contexto da produção de automóveis, trabalhavam com aspectos universais.

O principal deles é o desperdício, que pode ser descrito como uma atividade que consome recursos e não agrega valor ao produto que está sendo entregue ao cliente.

Os sete itens da filosofia lean são:

  • Defeitos dos produtos ou a não conformidade em produtos ou processos;
  • Excesso de produção;
  • Excesso de estoques de insumos, produtos em processamento ou produtos acabados;
  • Tempo ocioso de pessoas (profissionais ou clientes), máquinas ou equipamentos;
  • Transporte excessivo ou desnecessário de insumos, utensílios, equipamentos e produtos;
  • Movimentação excessiva ou desnecessária dos profissionais. Aqui também se leva em consideração o ambiente de trabalho e aspectos de ergonomia;
  • Desperdícios relacionados às operações e atividades redundantes ou que simplesmente não agregam valor à produção final.

A análise desses itens e a elaboração de novas estratégias ajudam a empresa a mudar internamente problemas que impactam diretamente no negócio, seja com o sistema produtivo, estratégias de marketing e vendas ou na comunicação.

Algumas das mudanças que aparecem na empresa depois da implementação de uma estratégia para reduzir os desperdícios são:

  • ampliação da qualidade;
  • aumento da segurança e da ergonomia;
  • incentivo da motivação dos profissionais;
  • ampliação da capacidade de inovar;
  • diminuição de espaços ociosos e necessários;
  • redução de exigências ligadas a tarefas e atividades que não agregam valor ao trabalho desenvolvido;
  • redução de custos e outros gastos.

 

Reduzir os desperdícios vai muito além do corte de gastos

Quando se fala em desperdício, não se trata apenas do uso desnecessário de um material: tempo, erros e falta de planejamento são alguns exemplos do que se perde com a falta de uma boa gestão.

Algumas vezes, é mais fácil falar do que implementar e praticar uma ação para reduzir o desperdício. Mas isso não quer dizer que isso seja impossível: o ponto chave é entender que a redução de desperdícios está fortemente ligada à cultura da organização como um todo.

O debate em torno da redução de desperdícios ajuda na hora de determinar a prioridade das necessidades da organização e do desenvolvimento de estratégias, priorizando o que a empresa pode melhorar e qual é o objetivo principal dessa mudança.

Uma das técnicas de gestão mais adequadas para obter essas respostas é o mapeamento de processos, onde se conhece a sequência de atividades realizadas num determinado segmento ou na empresa como um todo, oferecendo detalhes das atividades e processos desenvolvidos, além de obter dados críticos para transformar insumos e informações em resultados com valor agregado a partir desses quatro pontos:

  • Organizar melhor o trabalho;
  • Analisar a possibilidade de reduzir o tempo de tarefas e de ociosidade;
  • Identificar a melhor forma para se aplicar recursos e insumos;
  • Identificar formas de inovar para tornar os processos menos custosos e mais eficazes.

O mapeamento de processos também ajuda a identificar alguns pontos específicos no funcionamento da empresa, como:

  • O dimensionamento dos processos e atividades da empresa;
  • A ampliação da capacidade produtiva;
  • A redução dos custos produtivos e outros gastos;
  • A ampliação do valor agregado ao resultado final de processos.

 

Mapeamento de processos exige planejamento e análise

É importante levar em consideração que o mapeamento de processos não deve ser feito de forma aleatória. Para que o resultado da estratégia atinja os objetivos, é preciso utilizar metodologias específicas que contribuam para a criação de uma documentação realista e analítica.

Um exemplo é o uso de fluxogramas, onde se consegue estabelecer o fluxo de trabalho e a série sequencial de atividades numa determinada linha produtiva.

A análise posterior do mapeamento de processos revela quem e o quê está envolvido no sistema produtivo, oferecendo um panorama do atual padrão de desenvolvimento da empresa e entendendo o que pode ser feito para melhorar a produtividade e a eficiência da produção.

 

Utilize indicadores estratégicos para monitorar o desempenho da sua empresa

Indicadores são métricas que expressam de forma quantitativa o desempenho corporativo relativo aos produtos, serviços e processos. Esses dados devem ser definidos com base nos objetivos organizacionais, de forma que possam ser monitorados para buscar melhorias nos resultados ao longo do tempo.

Os indicadores estratégicos permitem que os gestores da indústria avaliem como a empresa está em relação aos resultados alcançados e a conquista de objetivos pré-determinados.

Monitorar esses indicadores auxilia na definição e acompanhamento de como a empresa está entregando valores aos seus clientes, como os processos estão planejados e organizados para obter melhores resultados, como se desenvolve e investe nas melhorias necessárias e como os resultados financeiros são projetados e avaliados.

Alguns dos indicadores que se relacionam à análise de aspectos estratégicos são:

  • Satisfação de clientes;
  • Participação no mercado;
  • Defeitos e não conformidades;
  • Inovações em produtos e em processos;
  • Capacitações realizadas;
  • Absenteísmo;
  • Aumento da lucratividade;
  • Redução de gastos produtivos.

Os indicadores auxiliam na redução dos custos da empresa ao trabalhar com a correlação de diversos fatores estratégicos de uma empresa com seus gastos totais. Toda decisão precisa ser analisada quanto ao seu impacto nos indicadores e em função dos objetivos definidos previamente. É essencial ter uma visão estratégica dos processos e atividades da empresa para a busca de objetivos de redução de custos e outros gastos, bem como para o alcance de outros objetivos organizacionais.

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Capacitar novos colaboradores pode te ajudar a conquistar novos mercados

Capacitando colaboradores para atingir novos mercados

Investir na capacitação de colaboradores é uma outra maneira de contribuir para a redução de desperdícios nas empresas. Falhas, retrabalhos e atrasos só ocorrem pelo fato dos profissionais não estarem preparados de forma adequada para a função que exercem.

A capacitação não deve ser buscada somente para corrigir falhas: é preciso pensar na melhoria do trabalho e no desenvolvimento do profissional, proporcionando o desenvolvimento de competências individuais. Isso fortalece as competências organizacionais da empresa e cria laços com o colaborador, que se sente valorizado e reconhecido.

Quando uma empresa decide capacitar os seus funcionários, ela não deve levar em conta somente o que entende como conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a sua equipe, mas também as lacunas que o colaborador sente que devem ser preenchidas para aprimorar o seu trabalho.

Como todo planejamento deve ser monitorado e avaliado em seus resultados, um projeto de capacitações deve ter objetivos claramente definidos e ser acompanhado de perto, permitindo identificar as mudanças necessárias ou melhorias possíveis.

É importante comentar que os resultados de um plano de capacitação podem não aparecer de forma imediata: tudo depende dos objetivos e estratégias com a ação, bem como das condições favoráveis para aplicação prática dos aprendizados no contexto do trabalho desenvolvido.

A competitividade e até mesmo a sobrevivência de uma indústria estão relacionadas à compreensão de que o mundo passa por constantes mudanças e as empresas precisam acompanhar este contexto dinâmico preparando seus profissionais para buscarem, de forma contínua e constante, eficiência e eficácia em suas atividades.

 

Dá para reduzir os custos importando?

Todo esse processo de análise e capacitação tem um objetivo principal: reduzir os custos da empresa. E você sabia que também pode realizar isso através da importação?

A importação é uma saída para gerar receita e aumentar a margem de lucro. Produtos manufaturados provenientes de países como China, Vietnã e Estados Unidos, cujos preços são muito inferiores aos praticados no Brasil, podem reduzir em até 70% os custos da empresa. Com produção em escala muito superior aos concorrentes, baixo custo de mão-de-obra e menor carga tributária, esses países têm condição de oferecer uma grande variedade de produtos em valores bem mais vantajosos.

A importação não se limita a trazer apenas artigos manufaturados, com muitas indústrias também importando matérias-primas para fabricar seus produtos. Com isso, elas reduzem os custos operacionais significativamente.

O processo de importação não é tão simples assim: é preciso seguir uma série de normas e passar por inúmeras burocracias junto à receita federal. Terceirizar algumas funções é uma ótima opção para evitar problemas e, como consequência, reduzir custos fixos.

Utilizar o serviço de uma consultoria especializada em comércio exterior – que está em constante atualização quanto às normas, processos e legislação do mercado internacional – oferece ao cliente orientações em relação às práticas mais eficientes e seguras para que as operações ocorram envolvendo o menor risco possível e com procedimentos adequados a cada transação.

As empresas podem realizar avaliações de acordo com suas negociações no comércio internacional, analisando se compensa contar com estes profissionais dentro de seu quadro de colaboradores ou delegar as funções a uma consultoria especializada, que poderá trazer mais vantagens com custo menor.

 

Importando matérias-primas

A importação não se limita a trazer apenas artigos manufaturados, com muitas empresas importando matérias primas para fabricar seus produtos. Com isso, elas conseguem reduzir os custos operacionais significativamente.

Empresas do polo calçadista de Franca, por exemplo, importam matérias-primas para a confecção de calçados. Essa medida foi decisiva para a sobrevivência de indústrias e para fazer frente à concorrência dos artigos chineses.

Outra alternativa na redução de custos é a aquisição de máquinas e equipamentos do exterior. Em agosto de 2017, uma decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) de zerar o Imposto de Importação para máquinas e equipamentos industriais no Brasil entrou em vigor. Publicada no Diário Oficial da União, a medida possibilitou que 4.903 equipamentos que estavam com alíquotas de 2% (aprovadas em 2016 e 2017) tivesse um ajuste sem efeitos retroativos. Desse total, 4.552 referem-se a bens de capital e 351 são bens de informática e telecomunicações. Serão beneficiadas importações de equipamentos para indústrias dos setores médico-hospitalar, autopeças, alimentício, eletroeletrônico e de embalagem, entre outros.

Porém, vale um alerta: a nova regra vale apenas para as máquinas e equipamentos que não tiverem sido internalizados. As novas listas de ex-tarifários já virão com a alíquota reduzida de 2% para 0%.

 

Terceirização também ajuda a reduzir custos

Outra forma de reduzir os custos fixos de uma empresa é terceirizar algumas funções. Fazer esta análise é especialmente importante para a gestão do comércio exterior. Isso porque o volume de trabalho no princípio das ações de importação ou exportação não costuma ser significativo.

Utilizar o serviço de uma consultoria especializada em comércio exterior tem alguns objetivos. Essas empresas precisam estar em constante atualização quanto às normas, processos e legislação do mercado internacional. Assim, é possível oferecer ao cliente orientações em relação às práticas mais eficientes e seguras. Isso garante que as operações ocorram envolvendo o menor risco possível e com procedimentos adequados a cada transação.

As empresas podem realizar avaliações de acordo com suas negociações no comércio internacional. Cada negócio faz uma análise para saber se compensa contar com profissionais dentro de seu quadro de colaboradores. Se não for vantajoso, é possível delegar funções a uma consultoria especializada, que terá um custo menor.

 

Onde a terceirização da importação pode reduzir os custos ainda mais?

A terceirização pode ser uma forma de tornar ainda mais econômico o processo de importação. O comércio exterior trabalha com diversas taxas, que levam em conta:

  • classificação da empresa;
  • países onde se está fazendo a negociação;
  • despesas com logística e transporte.

Uma empresa terceirizada pode te ajudar a reduzir os custos com esses pontos. Algumas das ações que podem ser trabalhadas entre os dois grupos são:

Revisão da classificação

Existem várias modalidades no comércio exterior, como fiscal, tributária, aduaneira e logística. É importantíssimo que uma empresa classifique sua operação da maneira correta. Com a ajuda de uma consultoria, é possível reclassificar a operação para um nível que barateie o processo de importação.

Descobrir os países amigos

O Brasil possui inúmeros parceiros comerciais. Alguns, inclusive, reduzem as taxas de importação. Essa ação favorece a balança comercial dos dois países ou blocos fundamentais.

Repensar a logística

Algumas vezes, o maior custo para as empresas que importam está na logística. Repensar o processo é uma alternativa para reduzir os custos e tornar o transporte ou armazenamento mais eficiente.

Utilizar novas tecnologias

Outra forma de reduzir custos no processo de importação é utilizar soluções de alta tecnologia. Do rastreamento e emissão de documentos à comunicação e recepção da carga no porto, aeroporto ou galpão, existem diversas opções no mercado que ajudam a agilizar o trabalho, diminuir os custos com funcionários e tornar todo o processo ainda mais eficiente.

 

Repense a sua estratégia e torne o seu negócio mais rentável

Não adianta implementar novidades nos processos da sua empresa se você não repensar as estratégias que te ajudam a economizar e tornam possível mudar o seu negócio.

O sucesso vem do esforço. Esteja sempre em busca de alternativas ou caminhos que tornem o seu processo de trabalho mais produtivo e mais barato. Isso não gera só mais lucro para o seu negócio, mas também eficiência e tranquilidade.

Faça a experiência ao testar algumas das soluções que apresentamos por um tempo. Tenho certeza de que o retorno será garantido. O próximo passo será você alterar as suas estratégias para tornar o seu processo de produção ainda mais eficaz e rentável.

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