Existem ao menos duas formas para importar sem Radar:
Radar, sigla para Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, é um sistema da Receita Federal. Ele é obrigatório para empresas que fazem operações no comércio internacional. Esse é o primeiro passo para utilizar o Sistema Integrado de Comércio Exterior, o Siscomex.
Essas alternativas para importação sem Radar possuem algumas características e limitações específicas, que exploraremos ao longo deste artigo.
O Importa Fácil trabalha com um valor limite para a importação de mercadorias de US$ 3 mil ou a quantia equivalente em moeda estrangeira.
É importante ressaltar dois pontos sobre o serviço:
O serviço do Importa Fácil está disponível para pessoas físicas e jurídicas. Porém, no caso das pessoas físicas, é vedada a importação para fins comerciais.
Para maiores informações sobre o serviço, vale a pena visitar o site dos Correios. Eles trazem de forma detalhada tudo o que você precisa saber sobre o Importa Fácil.
Já para as empresas que tenham uma demanda maior e precisam realizar negociações que superam os US$ 3 mil, uma alternativa para realizar a importação sem Radar é contratar os serviços de uma trading company.
Uma empresa que trabalha com importação precisa passar por uma série de burocracias e operações, o que torna o processo longo e cansativo: atender a todas as exigências da habilitação no Radar e do cadastro no Siscomex, encontrar fornecedores que ofereçam um bom custo-benefício, conhecer todos os processos de despacho e desembaraço aduaneiro, escolher um transporte adequado às necessidades são algumas das obrigações que podem se transformar em uma grande dor de cabeça para empresas que não possuem pleno domínio e conhecimento sobre todas essas operações.
Tudo isso gera uma demanda de tempo e dinheiro que pode comprometer os resultados desejados. Para empresas que nunca atuaram no comércio internacional ou não possuem muita experiência neste ramo, contar com uma trading pode evitar problemas, além de ser um meio mais eficiente para ter sucesso com as importações sem Radar.
Essas consultorias têm experiência no comércio internacional e estão em constante contato com vendedores e compradores, o que facilita a negociação em grande escala com possibilidade de preços menores e maior diversidade na oferta de produtos.
No processo de entrega de mercadorias, a assessoria é responsável por acompanhar a carga do embarque ao destino final. Isso livra o vendedor de toda a burocracia com frete, seguro e liberação na Receita Federal.
As tradings também respondem por qualquer entrave ou dificuldade que possa aparecer durante um processo de importação. Seus profissionais têm conhecimento de toda a parte tributária e legal, resolvendo com facilidade um problema.
A terceirização de serviços é uma alternativa viável para a redução de custos e para manter a equipe totalmente focada na atividade principal da empresa, sem demandar investimento de tempo e recursos para solucionar problemas relativos ao comércio exterior.
Antes de dar entrada na habilitação no Radar e instalar um departamento de comércio exterior, consulte as condições de uma trading company. Avalie os custos e a possibilidade de abrir novas oportunidades para a sua empresa.
Quer saber mais sobre os serviços das trading companies e entender como é possível realizar a importação sem Radar? Entre em contato com a AC Campos e tire agora as suas dúvidas!