Muitas empresas acreditam que entrar no comércio internacional é impossível. Outras, que isso é uma oportunidade para empresas de grande porte. Grande engano: exportar é uma ação que empresas de todos os tamanhos podem realizar. O importante é ter planejamento, orientação e, o mais importante, direcionamento de mercado. Assim, o seu negócio consegue prosperar no mercado correto.
Neste artigo, vamos discutir um outro problema: como exportar se não tenho clientes no exterior? Ao longo do texto, vamos trazer algumas respostas e dicas de como solucionar essa questão. Vamos lá?
Você já ouviu falar de pesquisa de mercado? Trata-se de uma ação de marketing que consegue estabelecer as necessidades de um determinado grupo de consumidores. A primeira grande dica antes de exportar é fazer uma pesquisa no mercado em que você pretende entrar. Isso ajuda a entender a dinâmica e as necessidades de diferentes países e consumidores.
Determinar as necessidades do cliente ajudam a direcionar as suas ações para a exportação. Você pode escolher um mercado específico, se aliar a outras empresas ou criar um negócio digital. Qualquer dessas ações, se estiverem atuando de forma legal nos dois países, é válida e digna de sucesso.
Ter boas fontes de leitura para buscar conhecimento a respeito de exportação é fundamental. Principalmente se você for um exportador de primeira viagem. Alguns dos lugares que recomendamos são
Participe de eventos e feiras internacionais da sua área de atuação para prospectar clientes no exterior. Exponha seus produtos enquanto está entrando em contato com os potenciais parceiros comerciais. Essas ações são necessárias para inserir o seu negócio no mercado internacional.
Lembre-se: conheça bem o mercado que vai investir em exportação. Levante o máximo de informações sobre o mercado para não errar ao oferecer o seu produto.
Quer exportar mas não sabe ainda como proceder? Vamos fazer uma parceria para colocar seu produto no mercado internacional? Entre em contato conosco.