O volume de exportação no Brasil cresce anualmente: em 2017, foram exportados mais de US$ 217 bilhões. Em 2016, mais de US$ 185 bilhões, apresentando um crescimento de 18,5% de um ano para o outro.
Empresas de diferentes portes exportam quase que diariamente, realizando negócios com os grandes players mundiais, como a China e os Estados Unidos.
Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a balança comercial brasileira fechou 2017 com exportações de US$ 217.739.177.077 e importações de US$ 150.749.452.949. Isso rendeu um superávit de US$ 66.989.724.128, o melhor resultado da história do país.
O crescimento se dá com o aumento das vendas externas: a média diária de exportações foi de US$ 874 milhões, valor 18,5% maior em relação ao mesmo período de 2016. Uma matéria publicada no G1 explica que o valor registrado nas exportações é resultado de dois fatores: a quantidade exportada e o preço do produto. Isso significa que as vendas externas subiram mais por conta do preço do que pelo volume de vendas.
Em 2017, a quantidade de produtos exportados subiu 7,6% na comparação com o 2016. O preço dos produtos brasileiros também ficou maior, crescendo 10,1%. O aumento se deu com as vendas ao exterior de produtos básicos (+28,7%), manufaturados (+9,4%) e produtos semimanufaturados (+13,3%).
As importações somaram US$ 150,74 bilhões em 2017. Isso equivale a US$ 605 milhões por dia útil, um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período de 2016.
Cresceu nas importações a compra de combustíveis e lubrificantes (+42,8%), bens intermediários (+11,2%) e bens de consumo (+7,9%). Recuaram as importações de máquinas e equipamentos para produção (-11,4%).
A partir da análise desses dados, fica evidente a força das empresas brasileiras de começarem a construir um negócio lá fora.
Para que a ação seja bem-sucedida, é preciso conhecer o funcionamento de regulamentações, as categorias de importação ou exportação que são regidas pelos órgãos específicos e como uma empresa pode agir em diferentes situações.
No caso da exportação, existem duas opções disponíveis para as empresas: a exportação direta e indireta. O que diferencia uma categoria da outra é a escolha da empresa de ter ou não um intermediário para a ação.
Na exportação direta, a empresa é a responsável por todos os trâmites burocráticos e operacionais para encaminhar os produtos ao destino final. Já na indireta, todos esses processos são executados por um terceiro.
É importante destacar que qualquer empresa pode exportar. A opção pela exportação direta ou indireta deve levar em conta os custos e a estrutura instalada na empresa.
A exportação indireta é feita por uma empresa comercial exportadora ou por uma trading company. A diferença se baseia apenas na estrutura burocrática destas modalidades de negócios.
No momento de definir entre a exportação direta e indireta, leve em conta a estrutura de sua empresa. Delegar toda a operação a uma empresa que já possui expertise na área pode ter um bom custo-benefício. Veja as principais vantagens:
A exportação direta realiza a venda de um produto ou serviço de forma direta com o cliente. Nesse sistema, não existe nenhum tipo de intermediação.
A exportação direta pode trazer vantagens comerciais e financeiras, como:
Para fazer a exportação direta, a empresa deve estar cadastrada no Sistema Informatizado de Comércio Exterior, o Siscomex, sistema foi criado pela Secretaria de Comércio Exterior, órgão do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.
Além do Ministério, outras instituições atuam nos processos de exportação, entre eles a Receita Federal, que fiscaliza e controla as aduanas; a Fiesp, que realiza a emissão de certificados de origem para exportação; o Banco do Brasil, que faz análises de pedidos; e o Banco Central, que trata do controle cambial.
A implantação de um departamento de comércio exterior em uma organização depende de vários fatores, como:
Se você planeja começar a exportar diretamente, busque um consultor experiente para auxiliar na implementação dessa nova atividade.
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