Demurrage é uma cobrança adicional feita pelo período em que o container excede o tempo limite no porto. Portanto, o importador terá que pagar uma sobreestadia, o que afeta as margens de lucro previstas no planejamento inicial. Demora no despacho aduaneiro e o enquadramento da mercadoria no canal vermelho são dois exemplos de problemas que podem aumentar o período de estadia do container no porto. Uma diária no porto pode custar, em média US$ 90,00 mais de R$ 300,00, ou seja, não é um custo fácil de ser absorvido, principalmente por empresas pequenas.
Tenha o controle de todas as datas de atracação do navio, datas-limite para a devolução dos containers e se informe sobre a situação do porto na época da chegada da mercadoria. Se o porto estiver com uma operação acima do normal, existe um risco de atraso. Manter a documentação relacionada ao processo organizada (minuta de devolução, ficha de avaria, conhecimento eletrônico, entre outros) também é fundamental para evitar cobranças indevidas que podem aparecer mesmo passado muito tempo.
Free time é o tempo estipulado ou negociado com o armador para o container permanecer no porto. A contagem do tempo geralmente se inicia com a atracação do navio, mas esse critério pode variar de acordo com o contrato. O free time também varia de acordo com o país. Na Ásia o prazo pode se estender por até 30 dias. Já na Europa e América do Norte a média é de 15 dias. Ter as informações precisas sobre o free time permite tomar algumas ações preventivas para reduzir prejuízos financeiro. Por exemplo, se no último dia a mercadoria ainda não foi liberada, é possível fazer a transferência da carga para o porto seco, que cobra taxas inferiores em relação a demurrage.
Avaliar as condições de cada armador e negociar é uma etapa importante em um processo de importação. Comparar os concorrentes e insistir para uma extensão no free time pode valer a pena. É aconselhável conferir os detalhes do frete nas modalidades pós-pago e pré-pago e se certificar das vantagens e dos riscos de cada um deles. A forma de frete pós-paga pode abrir uma boa margem para o importador negociar com o armador o maior free time possível. Já no frete pré-pago, por ter menor custo, é comum que seu free time seja reduzido, o que aumenta os riscos de um pagamento de demurrage no porto.
Empresas inexperientes em comércio exterior podem passar por sérias dificuldades no momento de tomar essas decisões no processo de importação. Uma assessoria em comércio exterior possui profissionais especializados para fechar os contratos que ofereçam o melhor custo-benefício, fazer o acompanhamento da mercadoria desde a origem até o destino e, em casos de imprevistos, como a demora na liberação no porto, poder atuar em medidas preventivas para evitar ou reduzir os prejuízos no comércio internacional.
Entre em contato com a Ana Cavadas Comex para conhecer mais sobre o assunto! A assessoria toma conta de todos os elos da cadeia nacional e internacional, documentação e muito mais, por isso é essencial entrar em contato para entender sobre as especificidades do seu processo, sua carga e sua empresa.
O comércio internacional é amplo, abrangente e cheio de oportunidades! Faça parte!