Estudar o mercado, analisando dados concretos de cada mercado reduz a perda de tempo e o risco ao investir em um novo mercado. Escolha três mercados promissores para a sua empresa e verifique a viabilidade de exportar para cada um deles, tomando o cuidado para não se arriscar demais e sofrer prejuízo. Confira abaixo algumas dicas de como escolher o perfil certo do mercado.
Encontre mercados que estejam procurando pelo material ou produto que você está exportando. Cotações e e-mails dão feedback interessante sobre o que o mercado está precisando do seu produto.
Estar onde o seu concorrente está e acompanhar o que ele tem feito ajuda a entender melhor seu mercado onde você pretende exportar, além de obter informações valiosas de onde pode haver interesse pelo seu produto.
Em mercados latino americanos pode ser mais fácil o desenvolvimento de negócios devido a cultura e o idioma serem parecidos com o brasileiro. Além disso, o acordo do Mercosul confere privilégios que fazem valer a pena priorizar nossos vizinhos Hermanos.
Tenha contatos onde deseja exportar, familiares, amigos ou funcionários; facilita escolha por haver a confiança em seu produto.
Questione se o mercado é ideal para você fazer negócios e você terá disponibilidade para atender a demanda. Se seu projeto de exportação for bem sucedido provavelmente você terá que ficar um tempo no país.
Exportar para vários países pode ser caro e arriscado, mas você pode adaptar seu produto para atender o maior número de mercados possível. Conte com a consultoria em exportação da AC Campos Comex para te ajudar a fazer a exportação do seu produto com segurança e risco planejado.
Quer exportar mas não sabe ainda como proceder? Vamos fazer uma parceria para colocar seu produto no mercado internacional? Entre em contato conosco.