Uma das partes mais importantes e sensíveis do processo de importação é a escolha dos fornecedores para os artigos ou matérias-primas. Fazer a opção certa e conseguir uma boa relação custo/benefício é um ponto chave para o sucesso de qualquer negócio que atue no comércio internacional. Porém, buscar esses parceiros requer muita atenção. Atualmente, há muitos sites indicando fornecedores para diversos tipos de demandas e confiar na primeira informação que se vê na internet é um grande risco.
Primeiro é preciso analisar o impacto do produto a ser importado para o negócio sob alguns aspectos, como
Enfim, o importante é avaliar se no final das contas o balanço será positivo.
Mas além de escolher os produtos, definir preços e estabelecer condições, outro ponto fundamental é conhecer bem o fornecedor. É preciso questionar se esta empresa tem clientes no Brasil e, se possível, entrar em contato com eles para buscar referências. Outra dica é procurar órgãos de governo ou fomento do país de origem das mercadorias para levantar informações, se o fornecedor de fato existe, se tem bom relacionamento com o mercado interno, se é idôneo, etc. Pedir amostras é uma boa forma de iniciar o relacionamento com o fornecedor. Solicitar um lote pequeno para testar sua qualidade e adequação ao negócio é uma boa forma de avaliar tanto o produto quanto a seriedade do fornecedor.
Se o capital da empresa permitir, participar de uma missão comercial pode ser uma boa maneira de dar o primeiro passo. Conhecer as instalações in loco, os colaboradores da empresa e ter uma ideia de como funciona a estrutura do fornecedor é um caminho para garantir um pouco mais de tranquilidade.
Existem estas e outras formas de evitar problemas e fazer toda a execução da importação com êxito, mas empreendedores que não se sentem seguros ou não dispõem de tempo para levantar todas essas informações podem contar com a assessoria de uma trading. Uma consultoria de comércio exterior geralmente tem networking com parceiros internacionais e pode representar um caminho mais curto e seguro entre a empresa e o fornecedor.
Além da indicação de fornecedores, estes profissionais podem auxiliar nas demais etapas do processo de importação, como organização de documentação, habilitação nos órgãos do governo e determinação dos meios de transporte utilizados desde a origem até o destino final. Antes de importar consulte um profissional e tome as decisões certas para o seu negócio.