Como explicamos, importação é:
incorporar um produto, bem ou serviço de outro país no mercado interno de forma temporária ou definitiva.
Atualmente, é possível importar produtos das mais variadas categorias. Como exemplo, podemos citar equipamentos industriais e produtos manufaturados que abastecem atacados e pontos comerciais de todo o país. Para começar a trabalhar com importação é preciso estar atento a uma série de procedimentos.
A própria empresa ou pessoa física pode importar e fazer todos os registros necessários na Receita Federal. Outra opção é contratar uma trading ou uma consultoria especializada em comércio exterior. Essa pessoa será responsável por todo o processo de importação.
Para começar a importar é preciso fazer um bom planejamento e calcular todos os custos envolvidos. Isso envolve:
Quando o assunto é importação a primeira vantagem que deve ser levada em conta é justamente o custo. A China é um exemplo. Lá, os encargos trabalhistas são baixos e a carga tributária não tem grande peso na rotina de empresas e pessoas. Por isso, as empresas oferecem artigos variados com entrega em praticamente todas as partes do mundo a preços bem inferiores.
Países que investem em programas de incentivo fiscal para determinados setores apresentam opções altamente competitivas. Um exemplo é o Paraguai: o governo estabeleceu benefícios interessantes e atraiu a atenção de empresários brasileiros. Alguns desses benefícios envolvem:
Isso possibilitou ao Paraguai ampliar a participação no mercado externo com a venda de equipamentos industriais e artigos manufaturados.
Outra vantagem da importação é oferecer ao consumidor uma diversificação no mix de produtos. Hoje, o consumidor está cada vez mais informado sobre o que é novidade e tendência pelo mundo. E ele tem o desejo de ter acesso a esses produtos no Brasil imediatamente. Construir uma rede sólida de fornecedores e parceiros nos mercados mais importantes do exterior tem duas vantagens:
Essa estratégia será um importante diferencial no atendimento ao cliente.
Uma empresa terá grandes benefícios econômicos ao importar peças de diferentes países e finalizar a produção no Brasil. Como exemplo, podemos citar a indústria automobilística. Ela importa peças de diferentes lugares e finaliza a montagem aqui no Brasil. Esse processo reduz de forma expressiva os custos com a matéria-prima. E os benefícios para uma indústria podem ser ainda maiores quando se amplia o relacionamento. Consequentemente, isso garante sucesso nas negociações.
Como já foi citado anteriormente, importar requer muitas informações e planejamento para dar os primeiros passos. Os processos iniciais de documentação e registros exigem precisão. Hoje, alguns órgãos de governo, como Receita Federal e Banco Central, estão interligados e podem detectar erros e irregularidades. Portanto, para começar a exportar o recomendável é:
Assim, você será capaz de aproveitar os benefícios que a importação pode trazer aos negócios.
Leia outros artigos da nossa série especial sobre importação:
Acompanhe o blog da AC Campos para ler mais sobre esse assunto.